Notícias locais
9 de maio de 2025Dia das Mães: vendas do varejo na região de Campinas devem crescer 5,9% em maio
As perspectivas de vendas para o Dia das Mães na Região de Campinas são positivas.
No mês de maio, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 5,9% e ultrapassar a marca de R$ 6,1 bilhões, representando R$ 341,4 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A projeção é que as cinco atividades selecionadas apresentem crescimento no mês da data comemorativa mais importante do primeiro semestre, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados, que comercializam os itens mais procurados na hora de presentear. A expectativa é que as vendas do segmento avancem 12,8% em relação a maio passado. O faturamento das farmácias e perfumarias, por sua vez, deve subir 7,7% e o das lojas de móveis e decoração, quase 30% — neste caso, é importante destacar que trata-se da atividade de menor receita, sendo comum grandes variações porcentuais [tabela 1].
Já o grupo de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve registrar estabilidade, ao passo que os supermercados podem exibir alta de 3%.
[TABELA 1]
PROJEÇÕES DO FATURAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA PARA MAIO DE 2025
REGIÃO DE CAMPINAS
Na visão do Sincomercio Mogi Guaçu, de maneira geral, o crescimento de 5,9% é excelente. No entanto, existem variações relevantes entre os setores analisados. Isso acontece porque alguns se beneficiam mais de tendências sazonais relacionadas ao Dia das Mães, como o grupo de farmácias e perfumarias, que inclui maquiagens e perfumes, produtos mais procurados para a data.
Já outros podem sofrer em razão de fatores macroeconômicos ou mudanças nos padrões de consumo, como é o caso dos eletrodomésticos e eletrônicos.
