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2 de maio de 2023PL das Fake News conflita com regras da LGPD e com funções da ANPD
A defesa é pela manutenção da centralidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) como medida necessária e essencial para a segurança jurídica e a harmonização do ambiente regulatório nacional.
O manifesto reconhece a importância da discussão sobre novas normas que visem a combater a disseminação de informações falsas na internet, que é um problema mundial. Ao mesmo tempo, ressalta que é preciso mitigar o risco de dispositivos que possam gerar insegurança ao debate que resultou na aprovação da LGPD e na criação e nas competências da ANPD, como os seguintes problemas observadas no PL em questão:
2. definição da base legal do consentimento para determinadas atividades de tratamento de dados pessoais, contrariando o regime da LGPD, que prevê diversos outros fundamentos legais sem qualquer hierarquia entre eles;
3. diversos dispositivos regulamentando a proteção de dados pessoais de crianças e adolescentes;
Por fim, o documento ressalta que essa lei é o pilar estruturante do direito à proteção de dados pessoais no Brasil — direito esse recentemente elevado à categoria de fundamental por sábia e acertada decisão do próprio Parlamento. A defesa da LGPD e do papel central da ANPD no tema é, em última análise, a defesa da Constituição Federal.
Entidades que assinam o manifesto são:
- Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec)
- Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)
- Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes)
- Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)
- Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)
- Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD)
- Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)
- Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE)
- Movimento Brasil Competitivo (MBC)
(Fonte: FecomercioSP)02
