Notícias locais

14 de maio de 2025

VEM AÍ! CIRCUITO SESC DE ARTES 2025


Em Mogi Guaçu 25/05/2025

O Circuito Sesc de Artes estende a atuação do Sesc até municípios onde não possui instalações permanentes, promovendo encontro plurais e inclusivos. Nesta edição de 2025, de 3 de maio a 8 de junho, circulam atividades artísticas para 132 cidade do litoral, interior e Grande São Paulo.  Mais que um evento, o Circuito Sesc de Artes é um convite para ocupar os espaços públicos de um jeito diferente, fortalecendo os laços com a cidade e com as pessoas ao redor. É aquele momento para desacelerar – ruas, praças e parques se transformam em espaços vivos de criação e troca, com experiências coletivas e gratuitas.

O Sesc Campinas é responsável pelas atividades nas cidades de Mogi Mirim (24/5), Americana (25/5), Mogi Guaçu (31/5), Valinhos (1º/6), Nova Odessa (7/6) e Itapira (8/6). Cada uma receberá uma programação artística com diferentes linguagens como artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro, todas com acesso gratuito.

O projeto – realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo – tem como objetivo disseminar o acesso à cultura, fortalecer laços comunitários e proporcionar experiências artísticas gratuitas para todas as pessoas, convidando moradores e visitantes a ocuparem os espaços públicos de maneira atípica.

Desde 2008, o Circuito promove circulação de trabalhos artísticos e socioeducativos para além das cidades que possuem unidades do Sesc, com uma curadoria especial das 22 unidades envolvidas para criar uma programação diversa e acessível. O cuidado está em cada detalhe: das apresentações musicais às intervenções literárias, das oficinas aos espetáculos – tudo pensado para encantar e inspirar diferentes públicos e idades, priorizando a diversidade, a representatividade e a valorização da cultura popular e da produção local, garantindo que cada cidade receba atividades que dialoguem com seu público e sua identidade.

Ao longo dos anos, o Circuito já promoveu apresentações de artistas como Ana Cañas, Kaê Guajajara e diversos grupos musicais de diferentes estilos. Também trouxe intervenções literárias, como Mensagens de Mulheres Sábias, e oficinas de artes, como Carimbos Botânicos e Tipográficos, sempre com a proposta de oferecer experiências gratuitas e acessíveis, interativas e inspiradoras para todos os públicos.

O Sesc – Serviço Social do Comércio – é uma instituição privada que tem como missão promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e a comunidade em geral, já que grande parte de sua programação é acessível a todos. Para quem ainda não conhece o Sesc, ações como o Circuito são ótimas oportunidades de contato com suas iniciativas. Com 43 unidades no estado de São Paulo, a instituição oferece uma programação diversificada nas áreas de cultura, esportes, saúde, alimentação, desenvolvimento infantojuvenil, terceira idade e turismo social.

Pioneiro no Turismo Social no Brasil, o Sesc promove passeios e viagens acessíveis que ampliam as possibilidades de lazer e impulsionam o desenvolvimento econômico de diversas regiões. Com roteiros que vão do turismo ecológico ao cultural, da paisagem rural às praias, as atividades valorizam tradições locais com uma abordagem educativa e inclusiva. Suas excursões, inovadoras e temáticas, promovem trocas com as comunidades visitadas e incentivam um turismo responsável, baseado na sustentabilidade e na solidariedade. A rede de hospedagem do Sesc complementa essa atuação com 38 hotéis e pousadas em 20 estados, oferecendo estrutura moderna e confortável para que os turistas vivenciem a cultura, culinária e lazer de cada destino.

Além do Turismo Social, o Sesc amplia o acesso à cultura e ao conhecimento por meio de diversas frentes. O SescTV, seu canal cultural, oferece gratuitamente uma programação variada com mais de 10 mil títulos entre documentários, espetáculos, filmes e debates sobre arte, sociedade e cultura, disponíveis também online em streaming. A Editora Sesc contribui com publicações de qualidade sobre temas como educação, artes, meio ambiente e filosofia, estimulando o pensamento crítico e a circulação de ideias. Já o aplicativo Sesc Digital disponibiliza filmes, séries, shows e conteúdos infantis — nacionais e internacionais — fora do circuito comercial, com novos títulos semanais e acesso gratuito para Android e iOS.

Durante o Circuito, a Central de Relacionamento Itinerante estará disponível para que trabalhadores do comércio tirem suas dúvidas de como se credenciar ao Sesc, bem como renovar ou incluir seus dependentes através do App Credencial Sesc. A credencial plena é destinada aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com registro em carteira, que garante acesso a uma programação ampla e diversos benefícios, bem como os serviços e atividades do Sesc, incluindo descontos em shows, cursos, espetáculos, além do uso de piscinas, academias e atendimento odontológico.

Acesse https://portal.sescsp.org.br/servicos/1_MATRICULESE#/content=59credencialplena e saiba detalhes de como se credenciar no Sesc.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E NÃO PERCA!

 

MOGI GUAÇU

Local: Parque dos Ingás

Endereço: Rua Ver. Francisco Martini – Centro

Data: 31/5, sábado

Horário: 16h às 21h

 

Música

DJ Naômi

Da cidade de Piracicaba / SP

Nesse set – performance, o convite feito é para trazer todas e todos a experienciar e celebrar a (r)existência de pessoas negras contando e cantando a complexidade de ser quem se é.

 

Artes Visuais/Tecnologias

Chaveiros Pixel Art

Da cidade de Registro / SP

Crie chaveiros inspirados na Pixel Art, uma linguagem visual de games e computadores, baseada na unidade visual e simplicidade dos pixels. Serão ofertados gabaritos de modelos prontos para que o participante possa montar seu chaveiro de forma artesanal e levar para casa.

 

Cinema

Rotas Afro XR: Patrimônio Negro e Tecnologia VR

Da cidade de Piracicaba / SP

O público será convidado a explorar importantes lugares e personalidades negras do interior paulista por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. O acervo Rotas Afro XR inclui visitas virtuais à Igreja do Rosário de Campinas, ao Clube Treze de Maio com o Batuque de Umbigada, à Casa do Hip Hop de Piracicaba e ao Quilombo Corumbataí. através da Realidade Aumentada, os participantes poderão acessar histórias de figuras marcantes, como Laudelina de Campos Melo, Madrinha Eunice, João de Camargo e Antônio Rebouças. Uma experiência que conecta tecnologia, memória e ancestralidade.

 

Literatura

Histórias Pretinhas

Cia. Caruru

Da cidade de São Paulo / SP

Com histórias de personagens e autores negros, “Histórias pretinhas” partilham narrativas onde o encantamento e a descobertas e misturam com a identificação, ampliação de olhares e desvendares de nosso povo. Um espaço afetivo e aconchegante entre livros, tecidos, esteiras e cestarias para ler e imaginar.

 

Dança

Requebrando

Cia. Diladim

Da cidade de São Paulo / SP

Requebrando se propõe construir um ambiente que convida as pessoas para um “baile” diferenciado. Um oceano sonoro que estabelece sua musicalidade, passeando por ambientes e ritmos distintos. Requebrara partir de cada vivência, singular de corpos femininos periféricos e suas linguagens afrodiaspóricas.

Duração: 45 min

 

Circo

Fabuloso Acrotejo Musical

Cia. Naniko’sCircus

Da cidade de São Paulo / SP

Um cortejo acrobático composto por artistas e músicos que desfilam juntos realizando performances de acrobacia de solo, malabarismo, equilibrismo, pirâmides humanas ao som de marchinhas de carnaval e música brasileira. O intuito do “Acrotejo” é trazer alegria ao público unindo o carnaval a virtuosidade do circo.

Duração: 50 min

Voltar para Notícias